Ao realizar o autoexame, você pode acabar se surpreendendo com a presença de algo com formato estranho, comumente chamado de “caroço no seio”. A reação natural é pensar que algo está errado e começar a imaginar cenários como o câncer, mas nem sempre a presença de nódulos indicam o surgimento da doença.
Sim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os nódulos na mama não necessariamente indicam a presença do câncer. Na verdade, o termo “nódulo” é generalista e abrange tanto as alterações malignas quanto benignas.
NÃO SE ASSUSTE SE UM NÓDULO SURGIR
Mesmo que o nódulo seja um dos principais indicativos de câncer de mama, você não deve se desesperar se encontrar um deles em seu seio, pois é bem provável que essa alteração seja de caráter benigno.
Os nódulos mamários podem aparecer em qualquer fase da vida e os benignos, que não indicam a presença da doença, são mais frequente entre os 20 e 50 anos. Após essa idade, é mais provável que surjam caroços que sejam malignos.
HOMENS TAMBÉM PODEM TER NÓDULOS
Por conta da estrutura biológica do corpo, alguns homens trans são mais propensos a possuírem nódulos mamários que homens cis. Inclusive, estimativas indicam que a cada 100 casos da doença uma ocorre em homens cis.
É PRECISO INVESTIGAR OS NÓDULOS QUE SURGEM
Mesmo que a maioria deles sejam benignos em certa fase da vida, é preciso investigar os nódulos surgidos para finalidades de tratamento e investigação de seu aparecimento.
É com informações mais completas, devido a um diagnóstico feito por um especialista, que se pode saber se o nódulo se trata de um cisto, por exemplo. Tratando o assunto com a devida complexidade é possível saber se o nódulo deve ser aspirado ou ele irá desaparecer naturalmente em um tempo.