Atendimento: de Segunda à Sexta, das 07h às 16h e aos Sábados, das 07h às 12h   •   Entrega de Resultados em Domicílio   •   Consulte Taxas

5 Situações para buscar um Nutricionista

Compartilhe:

O profissional nutricionista é especializado na avaliação da alimentação humana, pensando em cenários ideais conforme a necessidade de cada paciente, analisando formas implementar de uma dieta mais saudável.

Sua área de conhecimento trata sobre o relacionamento entre nosso corpo e os alimentos, o que pode ser ingerido e quais são os ganhos e perdas de diferentes cenários nutricionais ao considerar os objetivos do paciente.

Muitos conhecem a atuação desse tipo de profissional dentro do processo de emagrecimento, mas existem outros tipos de trabalho que podem ser feitos, considerando caso a caso. Por exemplo, uma reeducação alimentar pode ser uma estratégia assertiva na prevenção e controle de doenças, sendo responsabilidade do nutricionista a avaliação e recomendação do que se deve comer.

O ato de buscar um profissional deste sempre estará atrelado a uma chance de melhoria na alimentação, mas existem situações específicas que demandam o acompanhamento de um nutricionista. Confira algumas delas:

1.VOCÊ PRECISA PERDER OU GANHAR PESO

Esse é o caso mais usual para se procurar um nutricionista. O acompanhamento de peso é muito demandado, principalmente para o emagrecimento, mas também existem casos de pessoas que necessitam de uma orientação a respeito do que deve ser inserido na dieta para que exista um acréscimo de massa.

Variando de organismo para organismo, esse tipo de orientação normalmente contempla análises sobre o corpo, rotina e outros elementos pessoais para uma recomendação personalizada.

2.SUA SAÚDE ESTÁ SENDO AFETADA POR SUA ALIMENTAÇÃO

A alimentação compõe incontáveis variáveis que possuem direta influência na saúde do corpo. Isso significa que, uma dieta mal elaborada, com exageros ou carências, pode acabar desequilibrando o organismo e despertando doenças ou complicações médicas.

Esse tipo de busca é muitas vezes por encaminhamento médico ou especialista de outras áreas que, ao analisar o quadro clínico de um paciente, identificou que provavelmente existe necessidade de melhoria na alimentação.

3.VOCÊ NÃO SABE O QUE DEVE COMER

A alimentação não é um campo intuitivo: o trabalho dos nutricionistas é sério e exige muito estudo sobre o organismo humano e seu comportamento com diferentes alimentos.

Isso significa que as coisas não devem ser levadas na intuição, valorizando a profissão é especialista no que deve ser incluído na dieta em cada caso.

4.VOCÊ ESTÁ BUSCANDO POR MAIS SAÚDE

Nutricionista não é coisa para quem apenas quer emagrecer, mas sim para aqueles que desejam uma melhora no quadro geral de sua saúde. O trabalho do profissional é orientar conforme as necessidades do bem-estar e prevenção de problemas futuros, tudo isso de maneira personalizada para sua condição. Então, se seu objetivo é buscar mais saúde, considere a ajuda de um nutricionista.

5.SUA ROTINA AGORA INCLUI EXERCÍCIOS FÍSICOS

Seu desempenho e alcance de objetivos por meio da atividade física depende da dieta que você está seguindo no seu dia a dia. Além disso, os exercícios físicos podem ter poucos efeitos em seu corpo quando a sua alimentação não está seguindo as boas práticas e a recomendação médica.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, busque a ajuda de um nutricionista para compreender como deve ser uma boa dieta!